Após apresentar sintomas de virose, Amanda Caroline Resende de Oliveira, de 29 anos, morreu em Cristais Paulista (SP), no sábado (4/1). Apesar da suspeita, o laudo com a causa da morte da jovem ainda está em processo de investigação.
Leia também: "Surubão do Arpoador": Polícia usa reconhecimento facial na investigação
Amanda havia viajado para uma praia em Guarujá, onde surtos de virose foram registrados. A praia visitada pela vítima não foi divulgada. Segundo a CNN, a Secretaria Municipal de Saúde de Cristais Paulista informou que a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de vômito e diarreia.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Contaminações
Turistas e moradores do litoral de São Paulo relataram alto número de pessoas contaminadas com viroses em praias de cidades como Santos, Guarujá e Praia Grande. Nas redes sociais, reclamações de lotação de postos de saúde e falta de medicamentos nos primeiros dias de 2025 foram constantes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá afirma que as unidades de saúde estão abertas até as 22 horas sem a necessidade de agendamento de consultas. A prefeitura notificou a Sabesp sobre a possibilidade de vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada, que podem ser a causa do aumento dos casos de virose na cidade, mas não obteve resposta.
A prefeitura aguarda também o resultado de análises encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para tentar esclarecer a origem dos casos de GECA (gastroenterocolite aguda), uma doença que causa inflamação no estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Ao Correio, a Sabesp afirmou que o surto de virose não tem relação com a operação da empresa. "Não foi identificado qualquer problema em sua rede que possa ter atingido as praias do Guarujá ou qualquer outra do litoral paulista. Os sistemas de água e esgoto da Baixada Santista estão operando normalmente e são monitorados 24 horas por dia."