Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta segunda-feira (16/12). A população tem até 28 de fevereiro de 2032 para fazer a troca de documento. A primeira via impressa é gratuita e já está disponível em todos os estados brasileiros.
De acordo com nota publicada pela pasta, o novo documento, que usa o CPF como número único de identificação, busca diminuir fraudes.
"A nova Carteira de Identidade Nacional reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais, permitindo um acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4,5 mil serviços disponíveis no gov.br", destacou o ministério.
O ministério anunciou ainda planos de criar uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) para automatizar serviços públicos, utilizando dados da CIN e a identificação digital do gov.br. A IPD será composta por sistemas seguros e interoperáveis, baseados em padrões abertos, visando acesso equitativo a serviços públicos e privados. A proposta inclui a personalização de informações no gov.br, como orientações sobre o Enem para jovens de 18 anos ou benefícios para idosos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Esportes Athletico formaliza proposta por Léo, do Vasco
-
Política 2024 fecha ano legislativo com saldo positivo para comunidade LGBTQIA+
-
Mundo Por que Kim Jong-un decidiu abandonar ideia de reunificação das Coreias do Norte e do Sul
-
Esportes Mário revela detalhes sobre criação de SAF no Fluminense e busca investidores
-
Esportes Botafogo está próximo de primeiro reforço para 2025
-
Esportes Bap pretende reformular sócio-torcedor do Flamengo
*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro