Um vídeo de uma água-viva gigante, com tentáculos que medem cerca de dez metros, foi capturado esta semana no litoral norte de São Paulo. O animal marinho da espécie Drymonema gorgo foi encontrado pelo fotógrafo e mergulhador Rafael Mesquita na Ilha do Montão de Trigo.
“Hoje eu encontrei e mergulhei com a maior água-viva que eu já vi”, compartilhou Mesquita no Instagram. “Uma corrente marítima muito fria (15,5ºC na superfície) e com água bem turva encostou próximo à Ilha do Montão de Trigo e trouxe consigo alguns indivíduos dessa espécie de medusa que eu ainda não sei exatamente qual é, mas vou pesquisar mais a fundo (identificar espécies de cnidários não é uma tarefa tão fácil)!”
Nos comentários, um seguidor apontou: “É uma Drymonema gorgo, maior espécie de água-viva encontrada no Brasil”. De fato, de acordo com publicação feita em 2020 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a espécie é a “maior medusa presente na costa brasileira”.
O professor Alberto Lindner, então responsável pelo laboratório de Biodiversidade Marinha da universidade, conta que ela foi descrita há 137 anos com base em observações feitas em Florianópolis entre 1857 e 1861.
Veja vídeo:
Segundo Rafael Mesquita, é possível ver, no vídeo, peixes utilizando os tentáculos da água-viva como “abrigo, proteção contra predadores e fonte de alimento”. O fotógrafo também mediu o tamanho do animal, e encontrou aproximadamente 60 centímetros de diâmetro e tentáculos “mais finos e compridos” que passam dos dez metros.
A matéria da UFSC cita um atlas mundial de águas-vivas que informa que a Drymonema gorgo pode ter até um metro de diâmetro e se alimenta de medusas menores.