CHUVA

Véspera de Natal terá chuvas intensas em boa parte do Brasil

Feriado de Natal conta com previsão de grande acúmulo de chuva na faixa central do país

Alerta laranja indica chuva de até 100 milímetros em 24 horas -  (crédito: INMET)
Alerta laranja indica chuva de até 100 milímetros em 24 horas - (crédito: INMET)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite alerta para risco de chuvas intensas em grande parte do Brasil na véspera de Natal (24/12). A concentração de chuva é destacada na faixa central e costa do Sudeste.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno meteorológico que provoca chuvas intensas e tempestades na Região Centro-Sul do Brasil, começa a se desconfigurar a partir de terça-feira (24/12), embora ainda provoque instabilidade em várias regiões. 

A ZCAS é o resultado do encontro dos ventos úmidos vindos da Amazônia com os ventos do Oceano Atlântico, o que gera um “corredor de nuvens carregadas” no céu e atua da Região Amazônica até o Sudeste do Brasil.

Em Brasília, a previsão para a véspera de Natal é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A intensidade do vento irá variar entre fraca e moderada. O INMET alerta: chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Instituto indica não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

 

Bianca Lucca
postado em 23/12/2024 18:51 / atualizado em 23/12/2024 18:51
x