O advogado Victor Hugo, responsável pelo processo eleitoral que cassou o registro do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União), e tornou o governador Ronaldo Caiado (União) inelegível por 8 anos, disse esperar que a decisão de 1º grau seja mantida e executada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A expectativa é de que novas eleições sejam convocadas no estado, conforme determina a legislação eleitoral.
Victor Hugo, que falou com exclusividade ao Correio, destacou que o processo iniciado em 13 de outubro seguiu os trâmites regulares da Justiça Eleitoral, que, segundo ele, tem uma atuação ágil. Caso o TRE-GO mantenha a sentença, uma nova eleição será convocada, abrindo uma nova disputa no estado. Apesar da expectativa gerada por uma possível nova eleição, o advogado afirmou que “será uma outra corrida eleitoral e o vencedor é incerto”.
“A sentença proferida está muito bem fundamentada, tanto na legislação eleitoral vigente quanto na jurisprudência atualizada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo que haja recurso, entendemos que a decisão não merece reparo pelo TRE”, declarou o advogado.
Ele explicou que novas eleições só podem ser convocadas após uma decisão do TRE, confirmando a sentença de 1º grau. Caso isso ocorra, quem assumiria interinamente o comando da Prefeitura de Goiânia seria o presidente da Câmara de Vereadores, Romário Policarpo (PRD).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular