Morreu nesta segunda-feira (9/12) em Araxá, no Alto Paranaíba, aos 103 anos, Francisco Matias de Oliveira, 2º tenente reformado e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era o último araxaense a ter participado do conflito mundial, que teve fim em 1945. Nascido em 1921, havia completado 103 anos em 28 de novembro.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A Prefeitura de Araxá decretou luto oficial de três dias, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. "Outros oito araxaenses também fizeram parte da FEB e o 2º Tenente Reformado Francisco Matias de Oliveira era o último ‘pracinha’ vivo. Ele era uma figura admirada em Araxá. Em vida, recebeu inúmeras homenagens pelo ato de heroísmo, patriotismo e amor à nossa Nação", destacou, em nota de pesar, a Prefeitura de Araxá.
Saiba Mais
A nota ainda ressaltou que o decreto de luto oficial reconhece a importância histórica e o legado deixado pelo ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. "Além de sua participação heroica na defesa da pátria, ele serviu como exemplo de vida e dedicação à coletividade", complementa o texto.
Oliveira deixa três filhos, 13 netos, 33 bisnetos e 6 tataranetos.
"Ele será sempre lembrado como um símbolo de coragem e patriotismo. O luto oficial reflete o sentimento de consternação da comunidade araxaense pela perda de um personagem marcante na história local e nacional. A memória de Francisco Matias continuará viva como inspiração para as futuras gerações", conclui a prefeitura.
O 2º Tenente Reformado teve outros três filhos já falecidos – Maria de Lourdes Costa, Dermeval Barcelos de Oliveira e Francisco Matias Filho.