O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), será feriado nacional pela primeira vez. A data foi oficializada em 21 de dezembro do ano passado, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar a Lei 14.759/2023. Com essa determinação, o Dia da Consciência Negra fica estabelecido como feriado, não como ponto facultativo.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Até então, a data era feriado em mais de mil municípios e estados como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. O Dia da Consciência Negra representa um momento de reflexão sobre o racismo e preconceito vividos por afrodescendentes que foram escravizados e injustiçados no período do Brasil Colonial.
Zumbi dos Palmares
A data 20 de Novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, assassinado por tropas portuguesas em 1695. Zumbi, cujo nome foi incluído no livro de Heróis e Heroínas da Pátria, era líder da resistência negra à escravidão e comandou o Quilombo dos Palmares. Entre os heróis e heroínas da Pátria, Zumbi está ao lado de Dom Pedro I, Maria Quitéria e Tiradentes.
- Leia também: Festival na Torre de TV celebra a Consciência Negra
Em 2011, o Congresso aprovou uma lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro. Na ocasião, no entanto, os parlamentares decidiram não tornar a data um feriado nacional.
Saiba Mais