O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu nesta segunda-feira (11/11) zerar o imposto de importação para 13 produtos de setores variados. Entre eles, estão medicamentos utilizados no tratamento de câncer de próstata e de outros tipos da doença.
A medida também abrange insumos essenciais para produção de luvas médicas, pás eólicas, pneus, defensivos agrícolas, além de lentes de contato de hidrogel e filmes para radiografias. Com a decisão, todas essas tarifas, que variavam entre 3,6% e 18%, foram eliminadas.
O anúncio ocorre durante a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre doenças que afetam a saúde masculina, especialmente o câncer de próstata. No Brasil, mais de 72 mil homens são diagnosticados com essa doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata causou a morte de 17 mil brasileiros em 2023.
- Leia também: Cientistas descobrem como câncer se espalha no corpo
- Leia também: A importância do pós-tratamento no processo de cura do câncer de mama
O comitê também aprovou o aumento das tarifas de importação para alguns produtos, como insumos de vidro para fins industriais e células fotovoltaicas, utilizados na fabricação de paineis solares. Em nota, a Gecex afirmou que a decisão visa "fortalecer a produção local e gerar empregos no Brasil".
*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Revista do Correio 7 benefícios do eucalipto para a saúde e como usá-lo
-
Esportes Santos vira sobre o Vasco e avança no Brasileirão de Aspirantes
-
Esportes Flamengo tem seis desfalques contra o Atlético Mineiro
-
Mariana Morais Leo Picon critica fim da escala 6x1 e é detonado na web
-
Blogs Redirect ???? FIM DA ESCALA 6X1; ASSASSINATO DO PCC NO AEROPORTO; BETS EM DEBATE E + | BLOCO DE NOTAS