Energia

Conta de luz: bandeira tarifária será verde em dezembro, anuncia ANEEL

Não será mais cobrado na conta de luz o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh

De acordo com a ANEEL, foi possível retornar à bandeira verde por conta da melhora das condições de geração de energia no país -  (crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
De acordo com a ANEEL, foi possível retornar à bandeira verde por conta da melhora das condições de geração de energia no país - (crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na sexta-feira (29/11) que a bandeira tarifária para dezembro será verde. Desse modo, não será cobrado na conta de luz o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

De acordo com a ANEEL, foi possível retornar à bandeira verde por conta da melhora das condições de geração de energia no país — proporcionada pelas chuvas intensas, que favoreceram a geração de energia hidrelétrica.

A bandeira ficou verde entre abril de 2022 até julho de 2024, quando foi implementada a bandeira amarela. Em agosto, a bandeira voltou a ficar verde, mas passou a vermelha em setembro e outubro. Em novembro, ela ficou amarela.

Após o anúncio, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, ressaltou que "o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo de energia".

postado em 30/11/2024 20:43
x