O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (26/11) sete novas marcas e lotes de café torrado que foram considerados impróprios para consumo e, consequentemente, desclassificados. O critério utilizado para padronizar o café torrado segue a Portaria 570/2022, e seguindo essas normas, foram detectadas matérias estranhas e impurezas além do limite aceito.
Matérias estranhas são elementos que não apresentam relação com o café, podendo ser areia, pedras, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, enquanto as impurezas vem do cafeeiro, como cascas e paus.
O Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE) é o responsável pela apreensão dos lotes impróprios. O programa faz parte do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária e tem o intuito de diminuir as incidências de fraude e também de regularizar estabelecimentos do ramo de produção vegetal.
Para os que adquiriram os produtos, a recomendação do Mapa é de que interrompam o consumo e a partir do Código de Defesa do Consumidor, peçam a substituição. Os consumidores também podem usar o canal Fala.BR para fazerem as denúncias, informando o endereço da compra.
Confira a lista de produtos divulgada pelo Mapa
Nota do Café Fino Sabor
Com referência ao café Fino Sabor, venho informar que o Lote 12/01/24, produzido em janeiro/2024, foi um pequeno lote o qual foi vendido para o próprio MAPA/SP, porém ao fazerem a análise detectaram um pequeno percentual de resíduos do próprio café acima do permitido pela legislação, comunicaram a empresa do ocorrido e solicitaram a retirada do café desclassificado e substituição por outro dentro das normas e assim foi feito.
Segue abaixo print da NF emitida em 20/08/2024, onde foi realizada substituição do café.
Trocamos um total de 130 Kg de café, onde foi feito nova análise e aceito pelo órgão, que continuou tomando o café da marca Fino Sabor.
Informamos ainda que este não foi o único fornecimento realizado ao MAPA e sim um dos fornecimentos realizados.
Não houve fraude ou má fé da indústria em mandar um café fora das normas para o próprio MAPA, órgão fiscalizador do produto.
Por tanto informamos que não existe produto referente a esse lote no mercado.
O Correio tenta contato com as marcas citadas. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
*Estagiária sob supervisão de Jaqueline Fonseca