Com o tempo instável em várias regiões do país, meteorologistas alertam sobre um ciclone bomba que deve levar tempestades ao Sul do Brasil na próxima semana. O fenômeno, que terá a formação no oceano Atlântico, apesar de poucas chances de passagem pelo território brasileiro, vai resultar em rajadas de ventos fortes e ainda mais chuvas na região Sul.
As previsões são de ventos que podem chegar até 80 km/h, com focos nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a região devido ao fenômeno e, mesmo com a possibilidade das fortes chuvas, os volumes ainda serão menores que os registrados em abril e maio, período em que o estado enfrentava uma tragédia climática.
O que é um ciclone bomba?
Ciclone é um fenômeno natural que se origina a partir de um sistema de ventos que se forma em meio a um centro de baixa pressão atmosférica e geralmente é formado em oceanos. A designação “ciclone bomba” se dá pela forma como ele surge: rápido e explosivo.
- Leia também: Morre Ibrahim Eris, ex-presidente do Banco Central, aos 80 anos
- Leia também: AGU pede R$ 1 bilhão em indenização à Enel SP por apagão após temporal
Quando a queda de pressão é rápida e intensa, de pelo menos 24 milibares (mbar) em 24h, o ciclone é classificado como bomba, o que significa que ele terá efeitos mais intensos que ciclones tropicais convencionais.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes