A cachorra Nina, da raça golden retriever, engravidou de um cão shih tzu durante um viagem de férias dos tutores. A história viralizou nas redes sociais por causa da diferença de tamanho entre os animais — enquanto um tem 45kg, o outro pesa, em média, 7kg. O cruzamento entre os dois pets resultou na gestação de nove filhotes.
Um dos nove filhotes nasceu com 100 gramas e atualmente pesa apenas 1,2kg — o que representa um terço do peso dos irmãos e deve ser o menor da ninhada. Ele foi batizado de Zé Milagre. "Nos disseram que talvez ele não sobreviveria… ele é meu queridinho, meu pitico, teve atendimento vip da amiga pediatra, e agora parece um ursinho barrigudo", contou a tutora Márcia Tasca, no Instagram.
Segundo a tutora, o cruzamento entre a golder retriever e o shih tzu não foi intencional. O contato entre os cachorros ocorreu em um hotel para pets onde Nina ficou hospedada por dois finais de semana. Ela deu à luz em 20 de setembro e foi castrada após passar por cesárea.
A médica-veterinária Joyce Lima, da Educação Corporativa Cobasi, avalia que a cruza improvável de raças distintas demanda cautela a depender do porte dos animais e da intenção do tutor.
- Leia também: Visão do Correio: Famílias multiespécies
"Um cenário preocupante é quando os tutores fazem misturas de raças pensando na comercialização dos filhotes. Além disso, se as raças forem incompatíveis, principalmente quanto ao porte desses animais, os filhotes podem ser maiores do que a mãe, o que dificulta o trabalho de parto e a gestação como um todo", avalia a profissional.
Saiba Mais
-
Brasil Jovem desaparece ao ser arrastada por enxurrada em Campinas
-
Brasil Réu se esconde embaixo de mesa para tentar enganar juiz em audiência
-
Brasil Mega-Sena: veja o resultado desta quinta; prêmio é de R$ 54,6 milhões
-
Brasil Ciclone extratropical causa destruição no Rio Grande do Sul
-
Brasil Morre terceira pessoa baleada em tiroteio no Rio de Janeiro
-
Brasil Morre segundo PM baleado pelo atirador de Nova Hamburgo. Total de mortes vai a 5