RIO DE JANEIRO

Criminosos sequestram nove ônibus para fazer barricadas no Rio de Janeiro

Segundo a PM, o intuito da ação criminosa é atrapalhar uma operação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na comunidade da Tijuquinha, conforme informou a Polícia Militar do estado

Criminosos sequestraram nove ônibus do transporte público para usar os veículos como barricadas na Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (16/10). Os veículos foram atravessados na via, a fim de atrapalhar uma operação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na comunidade da Tijuquinha, conforme informou a Polícia Militar do estado. 

A PM também afirma que policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) reforçam o policiamento no entorno da comunidade, além de auxiliarem na desobstrução da via.
À CNN, a porta-voz da corporação, Cláudia Moraes, assegurou que não há reféns ou pessoas feridas. "Foi tão somente uma retaliação dos criminosos em reação a uma presença do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais]”, disse Moraes. 
 
Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus, o Rio Ônibus, informou que os ônibus circulavam na região da Muzema, em Jacarepaguá. As linhas sequestradas, conforme a nota do sindicato, são: 
  • D13091 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
  • C30229 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30213 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30241 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30193 - 550 Cidade de Deus x Gávea
  • C13058 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
  • C47815 - 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
  • C30127 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30123 - 557 Rio das Pedras x Copacabana

Segundo o Rio Ônibus, nos últimos 12 meses 132 veículos foram utilizados como barricadas no Rio de Janeiro. "A recorrência dos casos reiteram a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão", afirma o sindicato.

No X, antigo Twitter, o Centro de Operações do Rio de Janeiro (CET-Rio) informou que a Estrada da Barra da Tijuca está liberada, o CET-Rio segue no local orientando os motoristas. Até o momento da postagem, a Estrada do Itanhangá continuava interditada na altura da Comunidade Vila da Paz, nos dois sentidos.
 

Mais Lidas