NASCIMENTO INÉDITO

Pela primeira vez, elefante-marinho nasce em praia brasileira

A mãe foi flagrada amamentando o recém-nascido pelo Instituto Australis. O fato aconteceu em uma praia de Garopaba, Santa Catarina

Uma praia de Garopaba, Santa Catarina, foi palco de um acontecimento inédito no Brasil. Pela primeira vez uma fêmea de elefante marinho dá à luz no litoral brasileiro. A mãe foi flagrada amamentando o recém-nascido na sexta-feira (11/10) pelo Instituto Australis. 

De acordo instituto, é provável que o inédito nascimento, tenha acontecido na noite anterior, na quinta-feira (10/10). A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) está acompanhando de perto a mãe e seu filhote, assegurando a proteção e o bem-estar dos animais. Segundo a entidade, ela a fêmea pode permanecer por 20 dias ou mais no mesmo local amamentando o filhote.

Por isso, especialistas solicitam a comunidade que mantenham uma distância mínima de 50 metros dos animais e evitem que pets se aproximem da área, além da interação com o animal. "É fundamental que [ela] tenha tranquilidade e segurança para cuidar do recém-nascido, neste período, por isso pedimos compreensão e apoio da comunidade". 
 
Segundo a prefeitura de Garopaba o nascimento inédito do elefante-marinho no Brasil é um marco para a preservação da vida marinha na região. "Este registro marca um novo capítulo para as praias de Garopaba, já conhecidas por abrigarem as baleias-francas, agora também reconhecidas como um refúgio para elefantes-marinhos", afirmou em nota. 

Confira o momento em que a mãe amamenta o recém-nascido

 

Do projeto 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia dos Santos é uma iniciativa criada para atender às exigências do licenciamento ambiental federal das operações da Petrobras relacionadas à extração e transporte de petróleo e gás natural na região da Bacia de Santos, sob a supervisão do Ibama.
O intuito do projeto é analisar os possíveis impactos das atividades de produção e transporte de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Isso é realizado por meio do monitoramento das praias, fornecimento de cuidados veterinários aos animais vivos e realização de necropsias nos que são encontrados mortos.
 

Mais Lidas