Às 11h, os 228 passageiros começaram a descer da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira. Na primeira fila, dois exibiam com a bandeira do Líbano. Outros vinham com a camisa da Seleção Brasileira. Eram aplaudidos pelo grupo receptivo do governo.
Poucas horas depois de votar em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o grupo de repatriados. Abraçou os brasileiros, muito emocionados. A primeira dama Janja da Silva, de camisa vermelha e calça preta, também cumprimentava os passageiros que saíram da zona de conflito. Crianças e idosos também eram uma parcela importante do grupo.
Ajoelhado e com braços erguidos, um dos passageiros agradecia o encerramento da viagem. Muitos dos passageiros faziam “selfies” para registrar o momento histórico.
“Foi difícil, mas foi bom. Não conseguia dormir em momento nenhum”, comenta Karim, 21 anos, em entrevista à Globonews. “Ela me ligava todo dia chorando. Eu vi a morte literalmente na minha frente”
Duas cidadãs uruguaias também estavam presentes no voo da FAB.
- Leia também: Rainha da Dinamarca no Cerrado
O mesmo K30 volta ainda neste domingo para Lisboa. Às 14h, a aeronave decola da Base Aérea de Guarulhos, com destino a Lisboa. A previsão a aeronave transportar medicamentos.
Saiba Mais
-
Brasil Candidata a vice-prefeita em Rondônia relata ter sido vítima de estupro
-
Brasil PF prende 24 pessoas por tentativa de compra de votos no RJ
-
Brasil Voo com brasileiros repatriados chega hoje de manhã no Brasil
-
Brasil Mega-Sena: veja o resultado deste sábado; prêmio é de R$ 52 milhões
-
Brasil A luta de indígenas da Amazônia para sobreviver a incêndios recorde: 'Agora, mata as plantas, daqui a pouco, seremos nós'