Uma verdadeira operação de guerra foi realizada para garantir que as urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições chegassem a tempo aos locais de votação no interior do Amazonas em meio a seca histórica na região.
Para garantir que urnas e mesários conseguissem chegar aos municipios que ficaram isolados por conta da estiagem, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, junto com o Ministério da Defesa, enviou os servidores e os aparelhos com uma semana de antecedência por via aérea. As primeiras viagens foram realizadas no sábado (28/09) e prosseguiram ao longo da semana.
- Leia também: Que países usam voto eletrônico além do Brasil?
"O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas usou helicópteros do exército, que se deslocaram do município de Coari para sete comunidades, a fim de levar urnas eletrônicas, técnicos e militares, além de alimentos, antecipando o trabalho que estava previsto para acontecer na próxima semana, vésperas das eleições municipais de 2024", afirma nota do TRE-AM.
Segundo a Justiça Eleitoral do estado 78 locais de votação foram atendidos com apoio de helicópteros esse ano. Em alguns locais de votação há pouco mais de 100 eleitores cadastrados, ainda assim o TRE-AM realiza essa operação de guerra para garantir que todos tenham acesso a votação.
No estado do Amazonas, 4.205 urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições 2024.
Seca Histórica do Amazonas
Os rios da bacia Amazônica enfrentam uma seca histórica. O Rio Negro, maior rio em extensão da bacia Amazônia e um dos maiores do país, registrou a menor cota desde o início da marcação, há 122 anos. A tendência é que o volume de água reduza ainda mais.
O rio Solimões também atingiu marcas preocupantes. Em alguns pontos o rio atingiu 3 metros. Os rios Iriri e Xingu, que abastecem a hidrelétrica de Belo Monte, estão abaixo dos níveis mínimos. Por isso, a Agência Nacional de Águas (ANA) decretou situação crítica de escassez de recursos hídricos na região.
Segundo a Defesa Civil do Amazonas quase 770 mil pessoas foram diretamente atingidas pela estiagem dos rios da Amazônia. Em muitos casos, suprimentos básicos como alimentos e água precisam ser levados manualmente pela população, atravessando a pé os rios que antes eram navegáveis.
Saiba Mais
-
Política Médico ligado a acusação contra Boulos foi condenado por falsificação
-
Política Boulos pede prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo de uso de drogas
-
Política Rodrigo Cobra: "Redes não substituem olho no olho"
-
Política Indefinição marca corrida eleitoral em diversas capitais
-
Política Análise: As tendências das eleições municipais
-
Política Eduardo Bolsonaro assumirá presidência do PL para "combater" Moraes, diz Valdemar