Depois das chuvas

Após mais de cinco meses, pista do aeroporto de Porto Alegre é reaberta

Aeronave da FAB com ministros do governo Lula marcou nesta sexta-feira (18/10) a retomada de pousos no Aeroporto Salgado Filho

Já para a próxima segunda-feira (21/10), estão previstos 71 voos -  (crédito: Jefferson Bottega / Agencia RBS)
Já para a próxima segunda-feira (21/10), estão previstos 71 voos - (crédito: Jefferson Bottega / Agencia RBS)

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu seu primeiro voo nesta sexta-feira (18/10), por volta das 10h, após permanecer mais de cinco meses fechado devido às enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

A reabertura oficial do aeroporto foi marcada por uma solenidade, com a presença de Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de parlamentares gaúchos e autoridades do setor aéreo.

Segundo a Fraport, concessionária que administra o processo aeroportuário, as operações serão retomadas parcialmente na próxima segunda-feira (21), com capacidade para efetuar 128 voos. Já nesse dia, estão previstos 71 voos. 

Decolagens e pousos internacionais permanecem suspensos, ainda de acordo com a Fraport. A previsão é de que a retomada integral da operação aconteça até 16 de dezembro. Até agora foram anunciados o retorno de rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo.

A expectativa é que novembro contemple os trechos de Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.  

*Estágiária sob a supervisão de Andreia Castro

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 18/10/2024 12:19
x