Oriente Médio

Aeronave que vai repatriar brasileiros no Líbano chega a Lisboa

Avião modelo KC-30 deve trazer 220 brasileiros que vivem no Líbano e buscam repatriação

O retorno do KC-30 ao Brasil está condicionado a coordenações e protocolos adicionais, segundo a FAB -  (crédito: Divulgação/FAB )
O retorno do KC-30 ao Brasil está condicionado a coordenações e protocolos adicionais, segundo a FAB - (crédito: Divulgação/FAB )

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai repatriar brasileiros que estão no Líbano em meio aos ataques de Israel contra o Hezbollah pousou às 10h10 (horário de Brasília) desta quata-feira (2/10) em Lisboa, Portugal. O avião faz uma escala na cidade antes de partir para Beirute, capital libanesa.

A aeronave é do modelo KC-30, e deixou o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, à 0h47 de hoje.

A Operação “Raízes do Cedro” estima que 220 brasileiros sejam resgatados nesta primeira etapa. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio está no Líbano, onde vivem 21 mil brasileiros.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros procuraram a embaixada com uma solicitação de repatriação. 

O retorno do KC-30 ao Brasil estará condicionado a coordenações e protocolos adicionais, segundo a FAB. 

Diversos ataques aéreos israelenses ao território libanês foram registrados. Desde o último dia 17, mais de mil pessoas morreram na região, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/10/2024 11:43 / atualizado em 02/10/2024 11:43
x