O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que os 150 bombeiros militares da Força Nacional convocados pelo ministro Ricardo Lewandowski chegaram à região da Amazônia Legal. Os militares foram convocados após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinar ampliação do efetivo no combate aos incêndios.
Os bombeiros foram distribuídos em 20 municípios que registraram 85% de todos os focos de incêndio da Amazônia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com os novos reforços, o efetivo de bombeiros militares da Força Nacional chega a 268 agentes e nos próximos dias chegaram mais 48 que ainda estão em treinamento.
O ministério também informou que, além dos bombeiros militares, 32 agentes da Polícia Judiciária foram indicados pela Polícia Federal e Polícias Civis estaduais para a investigação das causas dos focos de fogo.
Ao todo, o MJSP já aplicou aproximadamente R$ 40 milhões em apoio às forças de segurança estaduais e do Distrito Federal em operações de combate aos incêndios em todos os biomas.
*Estagiário sob supervisão de Jaqueline Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br