MEIO AMBIENTE

Brasil em chamas: área queimada em agosto corresponde ao tamanho da Paraíba

Na comparação com agosto de 2023, as queimadas tiveram um salto de 149%. Cerrado foi o bioma mais afetado

O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto de 2024, com 2,4 milhões de hectares  -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto de 2024, com 2,4 milhões de hectares - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O mês de agosto acumula quase metade (49%) da área queimada no Brasil desde janeiro deste ano, com 5,65 milhões de hectares devastados pelo fogo. Segundo levantamento do Monitor do Fogo, do MapBiomas, divulgado nesta quinta-feira (12/9), essa extensão é equivalente a todo o estado da Paraíba (que tem 5,6 milhões de hectares).

Na comparação com agosto de 2023, as queimadas tiveram um salto de 149%. Isso significa que 3,3 milhões de hectares foram queimados a mais no mês passado na comparação com agosto de 2023.

São Paulo foi um dos destaques do período, pois 86% (ou 370 mil hectares) da área queimada no estado entre janeiro e agosto deste ano ocorreu no mês passado. O fogo atingiu predominantemente áreas agropecuárias (88,7%), especialmente de cultivo de cana-de-açúcar, com 236 mil hectares queimados. Os municípios mais afetados foram Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pitangueiras.

Dados sobre queimadas em agosto de 2024
Dados sobre queimadas em agosto de 2024 (foto: Divulgação/MapBiomas)

De acordo com o MabBiomas, quase dois terços (65%) da extensão queimada em agosto foi em vegetação nativa, com as formações savânicas respondendo por um quarto (25%) da área queimada no mês. O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto de 2024, com 2,4 milhões de hectares ou 43% de toda a área queimada no Brasil no período.

Dados sobre queimadas em agosto de 2024
Dados sobre queimadas em agosto de 2024 (foto: Divulgação/MapBiomas)

“Agosto trouxe um cenário alarmante para o Cerrado, com um aumento expressivo da área queimada, a maior nos últimos seis anos. O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades.” detalha Vera Arruda, pesquisadora no IPAM e coordenadora técnica do Monitor do Fogo.

Com 2 milhões de hectares queimados, a Amazônia aparece em seguida. Dois estados que mais queimaram em agosto ficam na Amazônia: Mato Grosso e Pará. Já os municípios de São Félix do Xingu (PA), Corumbá (MS) e Porto Murtinho (MS) foram os que apresentaram as maiores áreas queimadas.

Outros biomas

Entre janeiro e agosto de 2024, a área queimada no Pantanal aumentou 249% em comparação à média dos cinco anos anteriores. Foram 1,22 milhão de hectares, 874 mil hectares a mais que a média. Mais da metade (52%) desse total queimou em agosto. Os 648 mil hectares queimados em agosto representam a maior área queimada já observada no Pantanal para esse mês pelo Monitor do Fogo do MapBiomas.

Dados sobre queimadas em agosto de 2024
Dados sobre queimadas em agosto de 2024 (foto: Divulgação/MapBiomas)

"A atenção para a alta incidência de incêndios permanece, visto que o mês de setembro é historicamente o mês que mais queima no bioma, que passa por um período de seca extrema", alerta o pesquisador Eduardo Rosa, do MapBiomas, sobre o Pantanal.

Em agosto, 500 mil hectares foram queimados na Mata Atlântica, o que representa um aumento de 683% em relação à média anterior. O total desvastado entre janeiro e agosto deste ano foi de 615 mil hectares. Quase três em cada quatro hectares (72%) eram de áreas agropecuárias, com a cana de açúcar como a mais impactada, com 215 mil hectares queimados em agosto.

Na Caatinga, 51 mil hectares foram queimados entre janeiro e agosto de 2024 — aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2023, com 66% das queimadas concentradas em formações savânicas.

Em contrapartida, no Pampa a área queimada entre janeiro e agosto de 2024 foi de 2,7 mil hectares — o menor número dos últimos três anos para esse período. Para o MapBiomas, esse cenário está associado com a maior umidade observada na região, com chuvas acima da média.

  • Dados sobre queimadas em agosto de 2024
    Dados sobre queimadas em agosto de 2024 Foto: Divulgação/MapBiomas
  • Dados sobre queimadas em agosto de 2024
    Dados sobre queimadas em agosto de 2024 Foto: Divulgação/MapBiomas
  • Dados sobre queimadas em agosto de 2024
    Dados sobre queimadas em agosto de 2024 Foto: Divulgação/MapBiomas
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/09/2024 10:17 / atualizado em 13/09/2024 12:37
x