O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para umidade baixa em Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (5/9). O país vem enfrentando uma semana de muita seca, principalmente, na região Centro-Oeste e Sudeste.
As regiões afetadas pela previsão são o centro e norte goiano, triângulo mineiro e área metropolitana, nordeste do Mato Grosso, sudoeste do Piauí, sul maranhense e baiano, leste do Mato Grosso do Sul, Araraquara, Jequitinhonha, Campinas e todo o Distrito Federal.
- Leia também: Marina Silva: "A Amazônia está perdendo umidade"
O aviso de "grande risco" vai até às 17h, mas se estende até às 19h em "perigo potencial". O alerta amarelo prevê umidade entre 20% e 30% nas mesmas regiões, se estendendo também para o Norte (Pará, Amazonas e Roraima) e mais estados do Nordeste (Ceará e Pernambuco).
Nesta semana, o país já registrou recorde de seca em vários locais, como Brasília (DF), onde bateu 7%, menor número histórico pra capital federal.
A baixa umidade pode ser um risco à saúde da população. Por isso, alguns cuidados precisam ser redobrados. Veja abaixo as sugestões do Inmet:
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br