A retomada de voos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), está prevista para 21 de outubro, de acordo com o ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho. No dia 23 de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou uma medida para a reconstrução do aeroporto por decorrência dos impactos provocados pelas enchentes de maio no estado.
Enquanto ocorre o trabalho de recuperação do aeroporto, dentro do aeródromo ocorre a construção de uma usina de asfalto. Para a formação da pista de pouso e decolagem, estão sendo utilizados diferentes tipos de asfalto, por conta da estrutura geotécnica do local.
Encarregado pela anuência e a forma de reajuste optada pela Anac, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) também é responsável pelas providências relacionadas aos créditos extraordinários, definidos através de medida provisória. A MPor acredita que a medida cautelar é fundamental para o processo das operações aeroportuárias.
É previsto o valor de R$ 426 milhões para o atendimento parcial de pedido apresentado pela Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto Salgado Filho, com a finalidade de financiar a reconstrução do maior aeroporto do Rio Grande do Sul. Em uma nota divulgada pela Fraport, é previsto o término da Fase 2 das obras para outubro e a abertura completa do aeroporto em dezembro — inclusive a retomada de voos internacionais prevista para o dia 16 de dezembro. A empresa ainda afirma que não houve qualquer entrave provocado pelo governo, em relação às obras de recuperação do aeroporto.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br