O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) 2.316 focos de incêndio em São Paulo. O número é quase 7 vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto de 2023, quando ocorreram 352 incidentes. Segundo a instituição, o estado foi o que mais teve queimadas nesse período, superando Mato Grosso e Pará.
- Queimadas em São Paulo causam suspensão de jogo da Série B
- Incêndio de grande proporção atinge comunidade de São Paulo
A situação levou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a determinar a criação de um gabinete de crise para atuar nas queimadas. Na manhã deste sábado (24), ele embarcou em um helicóptero para sobrevoar as áreas mais afetadas do estado.
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil estadual atualizou na tarde de hoje para 36 o número de cidades em alerta máximo para queimadas. Dessas, 17 seguem com focos ativos de incêndio.
As queimadas no interior paulista fizeram a prefeitura de Ribeirão Preto decretar a suspensão de todas as atividades esportivas ao ar livre neste fim de semana. Assim, os jogos de futebol que ocorreriam no sábado e no domingo passam por adiamento compulsório.
O aeroporto de São José do Rio Preto (SP) precisou cancelar e reprogramar voos que estavam previstos para sexta-feira (23) e sábado (24) por conta da fumaça causada pelos incêndios que atingem a região reduziu a visibilidade da pista.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde 6 dicas para cuidar do cabelo misto
-
Coluna do Sodré Bomba! Sobre Silvio Santos, vidente choca e afirma: "Já havia morrido"
-
Coluna do Sodré Justin Bieber e Hailey Bieber anunciam a chegada do herdeiro
-
Coluna do Sodré A dupla Zé Neto e Cristiano pode chegar ao fim de vez
-
Coluna do Sodré Kamala Harris eleita nos EUA e Pablo Marçal em São Paulo, afirma Bruxo
-
Política Lula diz que está "no pé" de ministros para baixar preço do arroz