RIBEIRÃO PRETO

Avião da FAB chega em Ribeirão Preto para auxiliar no combate aos incêndios

O governo de São Paulo decretou situação de emergência em 45 cidades por causa dos incêndios florestais. Ao todo, são 46 municípios estão em alerta máximo para queimadas

O KC 390 possui o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios e conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar 12.000 litros -  (crédito: Gov BR/FAB)
O KC 390 possui o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios e conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar 12.000 litros - (crédito: Gov BR/FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) designou uma aeronave KC-390 Millennium para auxiliar no combate às queimadas em Ribeirão Preto. Já neste domingo (25/08), foi iniciado o trabalho, mas devido à visibilidade comprometida pela densa fumaça das queimadas, o lançamento de água não pôde ser realizado.

Em nota, a FAB afirmou que está comprometida em retomar as operações assim que as condições meteorológicas permitirem. 

A aeronave conta com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios e conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões - aproximadamente 12.000 litros - de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. 

Embora o local da operação esteja em Ribeirão Preto, a atuação do KC-390 Millennium não se restringe apenas à cidade. A aeronave está preparada para operar também em áreas adjacentes e regiões próximas que necessitem de combate aos incêndios, informou a corporação.

Para otimizar a eficácia das operações, um helicóptero do Exército Brasileiro realiza a percursão das áreas afetadas antes da decolagem do KC-390 Millennium. Este helicóptero identifica os focos de incêndio e transmite coordenadas precisas para o KC-390, permitindo que a aeronave vá diretamente aos pontos mais críticos para realizar o combate de forma mais eficiente. 

Dois helicópteros da Marinha também foram deslocados para as áreas de incêndio e outros dois helicópteros do Exército, com capacidade para o transporte de 600 litros de água cada, estão empregados na operação.

O governo de São Paulo decretou situação de emergência em 45 cidades por causa dos incêndios florestais. Ao todo, são 46 municípios estão em alerta máximo para queimadas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 25/08/2024 17:19
x