ENERGIA

Ministro de Minas e Energia garante que apagão no Norte foi resolvido

Segundo Alexandre Silveira, informações preliminares indicam que queimada pode ter interrompido o abastecimento de energia elétrica para os estados do Acre e Rondônia

Alexandre Silveira participou de evento do setor elétrico, nesta quinta-feira (22/8), em Brasília, e falou com jornalistas sobre o apagão -  (crédito: Henrique Lessa/CB)
Alexandre Silveira participou de evento do setor elétrico, nesta quinta-feira (22/8), em Brasília, e falou com jornalistas sobre o apagão - (crédito: Henrique Lessa/CB)

Depois do registro de apagões na região Norte do país, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante um evento do setor elétrico, nesta quinta-feira (22/8), em Brasília, garantiu que a energia para os estados do Acre e Rondônia já estavam restabelecidas pela ação conjunta das entidades do setor.

“A notícia boa é que nós estamos com 100% da energia restabelecida e o problema está completamente sanado e o Ministério trata agora a população com esse respeito, encarando os problemas de frente”, garantiu o ministro. 

O ministro adiantou que, apesar das causas ainda precisarem de investigação para uma posição oficial, os relatos dos operadores da região indicam que provavelmente a causa do apagão deve ser as queimadas que aconteceram na região.

“Agora o ONS (Operador Nacional do Sistema) vai apurar a responsabilidade, mas, a princípio, essa é uma informação ainda não oficial, mas vem do próprio ONS, é que um dos operadores da transmissão disse que tinha uma queimada muito forte na região”, apontou.

Silveira ainda disse ser impossível em um país do tamanho do Brasil não ter eventos esporádicos como o desta quinta-feira. “Em um país transcontinental como o Brasil é literalmente impossível que você não tenha eventos pontuais, o importante é que você tenha respostas rápidas”, disse Silveira.

Ele ainda apontou que acredita que o evento não trará a necessidade de acionamento das geradoras térmicas da região, o que poderia encarecer a conta de luz com a alteração da bandeira tarifária.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 22/08/2024 22:15
x