CRIME AMBIENTAL

PF explode mais de 200 embarcações de garimpo ilegal na Amazônia

Operação foi deflagrada na segunda-feira (20/8) e será mantida de forma contínua no sul do Amazonas em uma ação conjunta da PF, Funai e Ibama

PF inutiliza 223 balsas de garimpo ilegal no Amazonas -  (crédito: Divulgação PF)
PF inutiliza 223 balsas de garimpo ilegal no Amazonas - (crédito: Divulgação PF)

Ação integrada da Polícia Federal, Funai e Ibama inutilizou 223 embarcações (ou balsas) de garimpo ilegal na Amazônia. A fiscalização foi realizada no Sul do Amazonas e em Rondônia nos rios Madeira, Aripuanã e Manicoré. A operação Prensa foi deflagrada na segunda-feira (20/8) e ainda não foi concluída. Segundo a PF, a ação é contínua e não tem prazo para terminar.

O objetivo da ação é combater o garimpo ilegal, em especial no Sul do Amazonas. Policiais especializados atuam na operação.

O garimpo ilegal gera danos ao meio ambiente e à saúde pública, uma vez que contamina o rio com materiais como mercúrio e cianeto. Outro dano é a interferência direta nas atividades dos povos tradicionais e o risco à vida dos ribeirinhos e indígenas.

Além da operação Prensa, a Polícia Federal tem realizado periodicamente a Operação Febre do Fogo na região de Rondônia e Amazonas com o objetivo de combater o garimpo ilegal. Cerca de 170 balsas foram destruídas nessa nessa ação, desde o começo do ano.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 22/08/2024 12:32
x