Tragédia em São Paulo

PF monta gabinete de crise em casa em condomínio de Vinhedo onde avião caiu

Aeronave com 62 pessoas caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) no interior de São Paulo. Não há sobreviventes

Casa fica em um ponto alto do condomínio Recanto Florido, de onde é possível observar toda a área  -  (crédito: Reprodução/TV Globo)
Casa fica em um ponto alto do condomínio Recanto Florido, de onde é possível observar toda a área - (crédito: Reprodução/TV Globo)

A Polícia Federal de Campinas (SP) montou um gabinete de crise dentro do condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedos, onde uma aeronave com 62 pessoas caiu na tarde desta sexta-feira (9/8). O local é a casa de um morador do local que disponibilizou a residência — que fica em um ponto alto do condomínio onde é possível observar toda a área — para as equipes de resgate e segurança. Além da PF, equipes das polícias Civil e Militar, Corpos de Bombeiro e representantes da companhia aérea acompanham o acidente. Não há sobreviventes. 

O acidente com o voo 2283 ocorreu por volta das 13h22 de hoje e o primeiro chamado de ajuda foi feito às 13h28. O coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da PM São Paulo, explicou que a perspectiva é de o gabinete de crise ainda permanecer por alguns dias no condomínio.

“Montamos o posto de tarefa porque, provavelmente, vamos passar alguns dias aqui. A aeronave está destruída, caiu na vertical. O nosso trabalho aqui é investigar o que aconteceu”, disse em entrevista à TV Globo.      

Além das forças de segurança, o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas está sendo preparado para recepção e identificação das vítimas. De acordo com a companhia aérea Voepass, antiga Passaredo, todos os meios de apoio aos envolvidos já foram acionados, mas ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente. 

Em Cascavel (PR), de onde o avião saiu às 11h50, os familiares das vítimas se juntaram no aeroporto. Várias equipes do Samu foram mobilizadas para prestarem atendimentos aos familiares dos passageiros do voo. 

Em nota, a companhia aérea diz que não houve nenhum problema com a aeronave no momento da decolagem. Leia a nota na íntegra: 

A Voepass Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 - avião PS - VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR às 11h46 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes. A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local.

Neste momento, a VOEPASS Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente. Informações para familiares, colaboradores e interessados também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 9419712, disponível 24h.

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/08/2024 17:56 / atualizado em 10/08/2024 10:55
x