Veículos de mídia internacionais, como BBC News, The Guardian, Fox News, entre outros, repercutem a queda de um avião comercial da companhia aérea VoePass, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9/8). Imagens gravadas por moradores locais, que mostram o momento do acidente, tiveram alcance mundial. Dentro do avião estavam 62 ocupantes. Segundo informações da Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.
O avião, de modelo ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, saiu da cidade de Cascavel (PR) às 11h50 e chegaria em Guarulhos (SP) às 13h50. Um pouco depois das 13h, contudo, o voo 2283 perdeu contato e caiu em um condomínio do bairro de Capela, na cidade de Vinhedo, por volta das 13h22. O primeiro chamado por ajuda foi às 13h28. A Força Aérea Brasileira anunciou que irá investigar o caso. Até a publicação desta nota, não se sabia a causa do acidente.
O The Washington Post deu destaque à tragédia com uma tarja de "Breaking News" em sua página inicial. "Em uma aparição pública na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio, dizendo que era portador de ‘uma notícia muito ruim’", escreveu.
O jornal britânico The Guardian destacou a tragédia na manchete de sua versão internacional do site ao citar os vídeos compartilhados nas redes sociais mostrando a tragédia, além de também citar o anúncio do acidente feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas durante agenda oficial em Santa Catarina.
O francês Le Figaro também deu espaço para o desastre aéreo. "Imagens divulgadas pela mídia local mostraram o avião caindo em alta velocidade, e outras mostraram uma longa coluna de fumaça subindo acima do que parecia ser uma área residencial." A publicação trouxe ainda relatos de moradores de Vinhedo coletados pela mídia brasileira.
Vídeos mostram a dimensão da tragédia:
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br