Tragédia em São Paulo

Queda de avião em Vinhedo repercute na imprensa internacional

Imagens gravadas por moradores locais, que mostram o momento do acidente, ganharam alcance mundial. Queda do voo 2283 deixou 62 mortos. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes

O britânico The Guardian citou o anúncio do acidente feito pelo presidente Lula, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas durante agenda oficial em Santa Catarina -  (crédito: Reprodução)
O britânico The Guardian citou o anúncio do acidente feito pelo presidente Lula, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas durante agenda oficial em Santa Catarina - (crédito: Reprodução)

Veículos de mídia internacionais, como BBC News, The Guardian, Fox News, entre outros, repercutem a queda de um avião comercial da companhia aérea VoePass, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9/8). Imagens gravadas por moradores locais, que mostram o momento do acidente, tiveram alcance mundial. Dentro do avião estavam 62 ocupantes. Segundo informações da Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes. 

O avião, de modelo ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, saiu da cidade de Cascavel (PR) às 11h50 e chegaria em Guarulhos (SP) às 13h50. Um pouco depois das 13h, contudo, o voo 2283 perdeu contato e caiu em um condomínio do bairro de Capela, na cidade de Vinhedo, por volta das 13h22. O primeiro chamado por ajuda foi às 13h28. A Força Aérea Brasileira anunciou que irá investigar o caso. Até a publicação desta nota, não se sabia a causa do acidente.

The Washington Post deu destaque à tragédia com uma tarja de "Breaking News" em sua página inicial. "Em uma aparição pública na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio, dizendo que era portador de ‘uma notícia muito ruim’", escreveu.

Site do The Guardian notícia tragédia no interior de São Paulo
O britânico The Guardian citou o anúncio do acidente feito pelo presidente Lula, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas durante agenda oficial em Santa Catarina (foto: Reprodução)

O jornal britânico The Guardian destacou a tragédia na manchete de sua versão internacional do site ao citar os vídeos compartilhados nas redes sociais mostrando a tragédia, além de também citar o anúncio do acidente feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas durante agenda oficial em Santa Catarina.

O francês Le Figaro também deu espaço para o desastre aéreo. "Imagens divulgadas pela mídia local mostraram o avião caindo em alta velocidade, e outras mostraram uma longa coluna de fumaça subindo acima do que parecia ser uma área residencial." A publicação trouxe ainda relatos de moradores de Vinhedo coletados pela mídia brasileira.

Vídeos mostram a dimensão da tragédia:

 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

  • Área de condomínio onde avião caiu em Vinhedo (SP); 62 pessoas estavam na aeronave
    Área de condomínio onde avião caiu em Vinhedo (SP); 62 pessoas estavam na aeronave Foto: Reprodução/TV Globo
  • Site da BBC notícia tragédia no interior de São Paulo
    Site da BBC notícia tragédia no interior de São Paulo Foto: Reprodução
  • Página da CNN noticia acidente aéreo no interior de São Paulo
    Página da CNN noticia acidente aéreo no interior de São Paulo Foto: Repodução
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/08/2024 16:29 / atualizado em 10/08/2024 10:58
x