A Polícia Civil investiga o abandono de um bebê em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, no domingo (21/7). Junto da criança, foi encontrado um bilhete da mãe que dizia "cuidem bem dele".
Câmeras de segurança da UPA gravaram o momento em que uma mulher entra no local com um bebê de cerca de 10 meses (39 semanas) às 15h49. Em seguida, ela sai da unidade sem a criança por volta das 15h56.
A mulher — supostamente a mãe da criança — entrou com o bebê agasalhado nos braços e andou em direção ao banheiro da unidade hospitalar, que fica na ala de espera.
Em seguida, uma faxineira apareceu e entrou no banheiro com um saco de lixo em mãos. Segundo a funcionária, ela encontrou o bebê enrolado em três fronhas de travesseiro e um moletom vermelho.
A mulher sai correndo do banheiro pedindo ajuda. Ao presar socorro, outros funcionários da UPA encontraram um bilhete com a criança que dizia: "Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico".
O bebê passou por exames e foi constatada a idade de cerca de 39 semanas e cinco dias. Ele foi encaminhado para o Hospital da Mulher, onde permanece sob cuidados médicos, de acordo com a Prefeitura de São Bernardo.
A criança está sendo tratada por antibióticos, com previsão de alta dentro de 30 dias. Não há mais informações sobre a causa da internação.
O caso foi registrado como abandono de incapaz na 1ª DP de São Bernardo do Campo.