A técnica de enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro foi condenada, nesta sexta-feira (12/7), a 51 anos e 8 meses anos de prisão em regime regime inicial fechado. Ela respondeu ao processo criminal por 11 tentativas de homicídio contra bebês recém-nascidos. Os crimes foram qualificados por uso de substância análoga a veneno e recurso que dificultou a defesa das vítimas.
No julgamento, presidido pelo Juiz Diogo de Souza Mazzucatto Esteves, da 1ª Vara Criminal de Canoas (RS), consideraram a ré culpada por nove tentativas de homicídio qualificadas. Em um dos casos ela foi absolvida e, em outro, o crime foi desqualificado para lesão corporal.
Na denúncia, o Ministério Público do Rio Grande do Sul acusou Vanessa de ter ministrado às crianças medicamento controlado, entre eles morfina, sem ordem médica. Os bebês apresentaram problemas respiratórios, convulsões e foram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Os fatos teriam ocorrido durante o expediente de trabalho da técnica de enfermagem no Hospital da Ulbra de Canoas, entre 5 e 12 de novembro de 2009. A mulher foi presa em flagrante após a polícia encontrar uma seringa e medicamentos no armário dela.
Depois da sentença de pronúncia, em 2014, a defesa entrou com recursos até o Superior Tribunal de Justiça. A ré poderá recorrer em liberdade.
Saiba Mais
-
Brasil Polícia pede mais 90 dias para concluir inquérito sobre Pablo Marçal
-
Brasil Acusado de agressão, líder da Bola de Neve terá que entregar arma
-
Brasil Governo libera R$ 137 milhões para combate a incêndios no Pantanal
-
Brasil PM que abordou adolescentes negros disse que suspeitou de grupo aglomerado
-
Brasil Quem deve pagar por danos de inundação no aeroporto de Porto Alegre, fechado há 70 dias
-
Brasil Agrotóxico volta a ser assunto trabalhista