O ex-ministro Sergio Rezende questionou o pouco investimento do Brasil em ciência e tecnologia durante a 5ª edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) nesta terça-feira (30/7). O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscou viabilizar o debate das políticas públicas do setor.
Rezende, secretário-geral do evento, questionou em seu discurso o repasse de apenas 1,3% do PIB para a área de ciência e tecnologia, além de ressaltar a necessidade de uma maior “criatividade” para que o país encontre recursos para essa área.
“Não podemos ficar nesse 1,3%. Quem paga R$ 700 milhões de dívida não é um país pobre. Deveria usar melhor seus recursos”, criticou.
Leia também:
- Lula lança Plano Brasileiro de Inteligência Artificial nesta terça
- Big Techs coletam dados do Brasil "sem pagar imposto", diz Lula
- Tomem ciência!
14 anos de hiato
Sediada em Brasília, a 5ª edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) teve início nesta terça-feira e vai até 1º de agosto.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um país Justo, Sustentável e Desenvolvido”, o evento volta após 14 anos de hiato.
Além do presidente da República, a abertura contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br