CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

PF deflagra operação contra fraudes em benefícios previdenciários

Pelo menos 49 casos de fraude envolvendo contas bancárias fraudulentas foram identificadas

PF deflagra Operação Falso Egidio em cinco estados para combater fraudes contra a Caixa -  (crédito: Divulgação/Polícia Federal)
PF deflagra Operação Falso Egidio em cinco estados para combater fraudes contra a Caixa - (crédito: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação TBM, que tem como objetivo apurar fraudes em benefícios previdenciários. As diligências apontam que os criminosos atuavam por meio de falsificação de documentos e abertura de contas irregulares na Caixa Econômica Federal.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. De acordo com a PF, "as investigações indicam que, entre os anos de 2019 e 2022, um grupo criminoso, composto por 11 pessoas, se passava por beneficiários do INSS. Utilizando documentos falsos, os criminosos abriram contas na CEF e pediram a transferência de benefícios previdenciários (TBM) para essas contas".

Além disso, as investigações apontam que em algumas ocasiões os criminosos realizaram empréstimos consignados, usando a margem dos benefícios desviados.

"Os reais beneficiários, ao perceberem que seus benefícios não haviam sido recebidos, procuravam o INSS e descobriam que os valores tinham sido desviados para contas desconhecidas abertas pelos falsários", informou a PF.

A Força-Tarefa Previdenciária também participa da operação. O grupo está em atuação há 22 anos, e é composto pelo Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal.

As investigações revelaram fraudes em pelo menos 49 contas da Caixa e benefícios previdenciários. As identidades utilizadas ostentavam fotos dos mesmos investigados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 23/07/2024 12:47 / atualizado em 23/07/2024 12:49
x