APAGÃO GLOBAL

Apagão cibernético global afetou sistemas do Supremo Tribunal Federal

Corte informou que as atividades virtuais estão sendo restabelecidas de maneira escalonada

Apagão cibernético global impactou nos sistemas do STF nas primeiras horas desta sexta-feira (19/7) -  (crédito: EBC)
Apagão cibernético global impactou nos sistemas do STF nas primeiras horas desta sexta-feira (19/7) - (crédito: EBC)

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que os sistemas da corte foram afetados pelo apagão cibernético que atingiu diversos países do mundo nesta sexta-feira (19/7). De acordo com a Suprema Corte, o site da instituição e outros serviços ficaram inoperantes nas primeiras horas do dia.

"Por volta das 7h, o portal do STF foi restabelecido. Os sistemas judiciais e os principais sistemas administrativos já estão funcionando adequadamente. Serviços de apoio, principalmente utilizados pelo público interno, ainda estão sendo reativados", informou o tribunal, em nota.

"Assim que tudo estiver completamente normalizado, o público externo e o público interno que utilizam os serviços do STF serão comunicados", completou o texto divulgado pela corte.

O apagão teve início após uma atualização no software desenvolvido pela empresa norte-americana CrowdStrike. O programa é usado para proteger o Windows de ataques hacker e vírus. No entanto, a atualização fez com que atividades normais do Windows fossem identificadas como maliciosas e bloqueadas.

Aeroportos, sistemas bancários, telecomunicações e serviços de saúde foram afetados em diversos países, inclusive no Brasil.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/07/2024 11:27 / atualizado em 19/07/2024 14:37
x