São Paulo

Carro com material radioativo é roubado em São Paulo

Autoridades responsáveis alertam que o material está protegido, mas se for manipulado, pode causar acidentes

O veículo estava com Germânio 68, que pode causar danos à saúde humana -  (crédito: Divulgação/CNEN)
O veículo estava com Germânio 68, que pode causar danos à saúde humana - (crédito: Divulgação/CNEN)

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou que um carro transportando material radioativo foi roubado em São Paulo. De acordo com a entidade, o crime ocorreu no dia 1° de julho. O veículo e o material radioativo seguem desaparecidos. 

O veículo estava com Germânio 68, que pode causar danos à saúde humana. A CNEN informou que o material está acondicionado em chumbo, o que evita vazamento de radiação.

No entanto, a comissão alerta que a manipulação pode gerar acidentes. O material é usado para fins médicos, na realização de tomografias. A comissão alerta que quem tiver acesso aos itens deve informar a polícia e a Agência Nacional de Energia Nuclear.

  • O veículo estava com Germânio 68, que pode causar danos à saúde humana
    O veículo estava com Germânio 68, que pode causar danos à saúde humana Divulgação/CNEN

"Alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a polícia", destaca nota da instituição.

O GE 68 está em tambores e caixas de chumbo e na lataria está impresso o símbolo internacional que alerta sobre radioatividade.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 05/07/2024 11:07
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação