Delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza será o novo secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Indicado pelo conselho executivo do órgão, Valdecy será o primeiro brasileiro a comandar o serviço internacional de inteligência no combate a crimes.
Segundo a Polícia Federal, o mandato é de cinco anos, começando em 2024. A indicação do brasileiro deve ser ratificada, em novembro, pela Assembleia Geral da organização.
Em nota, a PF celebrou a escolha de Valdecy Urquiza. "A exitosa campanha pela eleição do brasileiro Valdecy Urquiza a Secretário-Geral da Interpol foi fruto de estreita coordenação entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública", afirmou a corporação.
Valdecy Urquiza exerce atualmente o cargo de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal. Ele acumula experiências na investigação da polícia internacional. O delegado ocupa, desde 2021, a vice-presidência para as Américas do Comitê Executivo da Interpol, onde também já atuou como Diretor Adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização, entre 2018 e 2021.
Em nota, o Itamaraty classificou a eleição de Valdecy como um reconhecimento pela comunidade internacional, do "profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol".
Valdecy Urquiza publica a rotina de trabalho na Interpol e viagens internacionais em sua página no Instagram. Em abril deste ano, Urquiza se reuniu chefes dos Escritórios Nacionais da Interpol e 320 oficiais de 136 países em Lyon, França. À época, ele afirmou que a reunião teve o objetivo de discutir o aprimoramento da colaboração para um mundo mais seguro.
Saiba Mais