REDES SOCIAIS

PM-SP apura vídeo de youtuber americano durante operação policial em SP

Gen Kimura publicou um vídeo mostrando ações da Polícia Militar em favelas da Zona Norte de São Paulo

Um youtuber norte-americano virou alvo da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) após publicar vídeos mostrando ações da Polícia Militar em favelas da Zona Norte. Nas imagens, publicadas há três semanas, Gen Kimura aparece dentro da viatura usando um colete e narrando as operações. 

De acordo com a SSP, a prática é proibida. "Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações", disse a pasta em nota enviada ao Correio.  

Assim que teve acesso ao vídeo, a Secretaria solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, "que instaurou uma sindicância para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos e adotar as providências necessárias."

Outra problema no vídeo é uma fala de um dos policiais, que comenta que as mortes de criminosos são comemoradas com "cigarros e bebidas". "Quando matamos um bandido, nós celebramos com cigarro e bebidas". 

"A pasta destaca, ainda, que a frase dita por um dos agentes, mencionada pela reportagem, não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado. As polícias paulistas são instruídas e continuamente capacitadas para agirem dentro da lei. Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", explica a nota da SSP. 

O Correio entrou em contato com Gen Kimura para ouvir um posicionamento sobre o caso, mas ainda não teve resposta. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.

Mais Lidas