A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticulou uma quadrilha responsável por desviar doações que deveriam ser destinadas às famílias atingidas pelas cheias no Sul do país.
A investigação, que durou uma semana, começou depois que as autoridades souberam que uma família, que não tinha sido afetada pela tragédia, esteve nos centros de distribuição de donativos e pegou itens como cestas básicas, materiais de limpeza e água. Segundo a polícia os suspeitos usaram veículos particulares e armazenaram as doações para utilização em benefício próprio.
Os mandados de busca e aprensão foram cumpridos nos municípios de Esteio e Capão da Canoa.
Foram recuperados cerca de uma tonelada de doações e a estimativa é que os investigados tenham provocado um prejuízo financeiro na ordem de R$50 mil, além dos danos imateriais gerados para as famílias que realmente foram atingidas.
Segundo o delegado, Marco Swirski, a rápida ação da polícia impediu que o prejuízo causado fosse ainda maior. "A quantidade dos itens apreendidos é extensa e a agilidade da ofensiva possibilitou a apreensão de diversos donativos entre água, alimentos, roupas e itens de higiene", afirmou.
Saiba Mais
-
Brasil Os 10 erros de português mais cometidos pelos brasileiros
-
Brasil Sistema alertará população para emergência climática
-
Brasil MPF estuda como liberar estrangeiros retidos no aeroporto de Guarulhos
-
Brasil Fãs de BTS movimentam redes contra PL que equipara aborto a homicídio
-
Brasil Santo Antônio: o frade português que se tornou o santo mais popular do Brasil
-
Brasil Pablo Marçal pede segurança à Polícia Federal após ameaça