A brasileira Anacláudia Rossbach foi nomeada como diretora-executiva da ONU-Habitat na última sexta-feira (7/6) durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela será a primeira pessoa latino-americana a liderar a agência e a brasileira em cargo mais elevado no secretariado das Nações Unidas.
- Brasil fará parte do grupo de auditores das contas da ONU a partir de julho
- Conselho de Segurança da ONU apoia plano dos EUA para trégua em Gaza
- Preços dos alimentos sobem mundialmente, aponta índice da ONU
Anacláudia é economista e tem mais de 20 anos de experiência em políticas urbanas e de habitação. Ela realizou a graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também é mestre em Economia Política pela mesma universidade. Atualmente, é diretora para a América Latina e o Caribe no Lincoln Institute of Land Policy, nos Estados Unidos.
Em seu currículo está a criação do Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), uma rede de especialistas e profissionais dedicados ao desenvolvimento urbano e à habitação. Sua mais recente contribuição foi na elaboração de estratégias institucionais e operacionais para ampliar o acesso à moradia adequada no Peru, em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A brasileira também atuou, de 2005 a 2014, no Banco Mundial supervisionando o desenvolvimento e a implementação de políticas brasileiras de habitação e de melhoria de favelas, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Favelas e o programa Minha Casa, Minha Vida.
Rossbach terá mandato, a partir deste ano, até 2028. A data da cerimônia de posse ainda não foi divulgada.
Saiba Mais
%MCEPASTEBIN%