A cidade que teve 80% da população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Eldorado do Sul, passa a ter nesta quarta-feira (5/6) um gabinete do governo estadual. A intenção da ação é acelerar a reconstrução no local.
Ao todo, cerca de 71% da área urbana da cidade foi afetada pelas fortes chuvas. Por esse motivo, o vice-governador, Gabriel Souza, afirmou que servidores trabalharão no local para recuperação da região com agilidade.
"Nós precisamos muito colocar os serviços públicos essenciais de volta a funcionar, em especial a limpeza urbana das ruas, avenidas, estradas aqui da cidade, drenagem urbana, escolas, saúde e assim por diante. E estaremos nos próximos dias, aqui, em Eldorado, presentes no município, exatamente para fazer isso acontecer rapidamente", destacou Souza.
Haverá também o envio de seis caminhões, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira para auxiliar nos trabalhos de limpeza urbana.
O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves, por sua vez, pediu auxílio para a desobstrução da rede de esgoto e o restabelecimento dos serviços básicos. “Precisamos recuperar a estrutura de 15 escolas, de sete unidades básicas de saúde, da farmácia municipal e de prédios da administração municipal, além do acesso à cidade”, elencou.