Um youtuber norte-americano virou alvo da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) após publicar vídeos mostrando ações da Polícia Militar em favelas da Zona Norte. Nas imagens, publicadas há três semanas, Gen Kimura aparece dentro da viatura usando um colete e narrando as operações.
De acordo com a SSP, a prática é proibida. "Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações", disse a pasta em nota enviada ao Correio.
Assim que teve acesso ao vídeo, a Secretaria solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, "que instaurou uma sindicância para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos e adotar as providências necessárias."
Outra problema no vídeo é uma fala de um dos policiais, que comenta que as mortes de criminosos são comemoradas com "cigarros e bebidas". "Quando matamos um bandido, nós celebramos com cigarro e bebidas".
"A pasta destaca, ainda, que a frase dita por um dos agentes, mencionada pela reportagem, não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado. As polícias paulistas são instruídas e continuamente capacitadas para agirem dentro da lei. Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", explica a nota da SSP.
O Correio entrou em contato com Gen Kimura para ouvir um posicionamento sobre o caso, mas ainda não teve resposta. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br