INTERNACIONAL

Primeira líder brasileira de uma agência da ONU é nomeada; conheça

Anacláudia Rossbach é economista com mais de 20 anos de experiência em políticas urbanas e de habitação e será a brasileira em cargo mais elevado no secretariado das Nações Unidas

Rossbach terá mandato, a partir deste ano, até 2028 -  (crédito: Divulgação)
Rossbach terá mandato, a partir deste ano, até 2028 - (crédito: Divulgação)

A brasileira Anacláudia Rossbach foi nomeada como diretora-executiva da ONU-Habitat na última sexta-feira (7/6) durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela será a primeira pessoa latino-americana a liderar a agência e a brasileira em cargo mais elevado no secretariado das Nações Unidas.

Anacláudia é economista e tem mais de 20 anos de experiência em políticas urbanas e de habitação. Ela realizou a graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também é mestre em Economia Política pela mesma universidade. Atualmente, é diretora para a América Latina e o Caribe no Lincoln Institute of Land Policy, nos Estados Unidos.  

Em seu currículo está a criação do Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), uma rede de especialistas e profissionais dedicados ao desenvolvimento urbano e à habitação. Sua mais recente contribuição foi na elaboração de estratégias institucionais e operacionais para ampliar o acesso à moradia adequada no Peru, em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A brasileira também atuou, de 2005 a 2014, no Banco Mundial supervisionando o desenvolvimento e a implementação de políticas brasileiras de habitação e de melhoria de favelas, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Favelas e o programa Minha Casa, Minha Vida. 

Rossbach terá mandato, a partir deste ano, até 2028. A data da cerimônia de posse ainda não foi divulgada. 

%MCEPASTEBIN%

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/06/2024 23:39 / atualizado em 10/06/2024 23:39
x