Meio Am

Governo lançará plano para enfrentamento de crises climáticas

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que iniciativa será focada em regiões com maiores riscos

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva diz que não dá para considerar a Venezuela uma democracia -  (crédito: Diogo Zacarias/MMAMC)
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva diz que não dá para considerar a Venezuela uma democracia - (crédito: Diogo Zacarias/MMAMC)

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou, ontem, que o governo federal lançará um plano nacional para enfrentamento de emergências climáticas. Ela fez a declaração durante um pronunciamento em rede nacional.

"Estamos concluindo a atualização da Estratégia Nacional de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima e lançaremos um Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática. Focado, principalmente, nos municípios e áreas de maior risco, o plano vai estruturar a capacidade do governo para lidar com o pré-desastre, fortalecendo ações de análise de risco, prevenção e preparação", explicou.

A titular da pasta do Meio Ambiente garantiu que o tema da mudança do clima vem sendo tratado de forma prioritária por todos os setores e áreas do governo. Ela destacou que essa é uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo Marina, estabeleceu o compromisso de desmatamento zero em todos os biomas nacionais.

Conscientização

Horas antes, no Senado Federal, a ministra participou da sessão especial pelos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental. Durante o evento, que antecedeu o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, ela disse ser preciso mudar a mentalidade de que os recursos naturais são "infinitos" e de que "a história é feita somente de progressos".

"A gente foi ensinada (na escola e em casa) que os recursos naturais são praticamente infinitos. Fomos educados no velho modelo, que ainda é o que está aqui a nos causar tantos problemas, inclusive o que estamos vivendo no Rio Grande do Sul, e tantos outros de desigualdade", lamentou.

Marina disse que os educadores ambientais têm um árduo desafio junto às crianças afetadas pela tragédia gaúcha. E que eles colaboram para melhorar a consciência ambiental da população.

* estagiário sob supervisão de Manuel Martínez

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 05/06/2024 06:00
x