RIO GRANDE DO SUL

Chuvas no RS: 254 toneladas de doações são enviadas para municípios gaúchos

Cobertores, kits de roupas, água, ração para animais, produtos de limpeza e de higiene pessoal são alguns dos itens que integram as doações

De ontem para hoje, 254 toneladas de doações foram enviados para dois municípios gaúchos atingidos pelas enchentes. Na noite de segunda-feira (13/5), 54 toneladas de mantimentos arrecadados pela Liga do Bem, grupo de voluntários do Senado, chegaram na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Já na manhã desta terça-feira (14/5), 10 caminhões do Exército Brasileiro e duas carretas dos Correios transportando 200 toneladas em donativos partiram da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, rumo a Base Aérea de Canoas (RS).

Cobertores, kits de roupas, água, ração para animais, produtos de limpeza e de higiene pessoal são alguns dos itens que integram as doações enviadas para os municípios gaúchos.

A Força Aérea Brasileira, por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde terça-feira (30/4), na Operação Taquari II, resgatando pessoas, realizando a arrecadação de doações e o transporte de donativos em apoio à população afetada pelas enchentes.

De acordo com o Comandante do Grupo Logístico da Base Aérea de Canoas, Tenente-Coronel Aviador Fabio José de Souza Rocha Tavares, foi montada uma estrutura logística de recebimento e distribuição, tanto pelos meios aéreos, quanto pelos meios terrestres, com decolagens para as áreas mais afetadas. “Estamos a postos, 24h, para atender a toda população necessitada, recebendo e distribuindo todo o material que recebemos. É uma operação conjunta, agindo por todos os meios”, disse.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 147 pessoas morreram por causa das enchentes que assolam o estado. Outras 806 estão feridas e 125 seguem desaparecidas. O número de pessoas afetadas subiu para 2.124.203. O balanço também aponta que 76.884 pessoas foram encaminhadas a abrigos públicos e 538.545 estão desalojadas.

Mais Lidas