TRAGÉDIA NO SUL

Cheia no Guaíba será prolongada até o fim do mês, com pico de 5m40

A previsão dos cientistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indica que o Guaíba ficaria acima da cota de transbordamento até a última semana de maio

Todos os cenários de previsão feitos nesta segunda-feira (13/5) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indicam que a cheia no Rio Guaíba, em Porto Alegre, terá longa duração e que o repique, com nova elevação dos níveis para acima de 5 metros, está em curso. O pico, a ser atingido entre hoje e quarta-feira, dependerá da chuva acumulada nos afluentes nos últimos dias e da força do vento sul, podendo chegar a 5m e 40 centímetros. A previsão dos cientistas indica que o Guaíba ficaria acima da cota de transbordamento até a última semana de maio.

Reprodução/IPH - Previsões divulgadas pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas no começo da tarde desta segunda: pico da águas do Guaíba será entre hoje e quarta-feira

A última medição feita no Guaíba, na tarde desta segunda, mostra que o nível está em 5,01m, com tendência de subida nas próximas horas. No domingo da semana passada, foi registrado o pico histórico, superando a barreira dos 5m e 30 centímetros. Uma lenta recessão teve início na quarta-feira (8/5), com o nível chegando a 4,56 metros no sábado (11/5). Desde domingo (12/5), há um repique, com elevação de mais de 20 cm na madrugada e manhã de hoje (13/5).

Observações hidrológicas e previsão meteorológica:

  • Até sexta-feira, os rios afluentes ao Guaíba apresentavam lenta redução em níveis elevados (Jacuí, Sinos, Gravataí) ou moderados (baixo Taquari).
  • Nas últimas 72 horas, precipitações expressivas de mais de 150 mm foram registradas em grande parte da região, com acumulados superiores a 250 mm em alguns pontos, abrangendo grande parte das bacias do Taquari, Sinos, Caí e Jacuí.
  • Os rios Taquari, Cai, Sinos e Jacuí responderam com subida para níveis elevados.
  • A previsão é de pouca chuva nas próximas 24 horas e 3 dias, com maior concentração no nordeste do estado.
  • Acumulados maiores da ordem de 70 mm são esperados em grande parte do RS a partir de sexta-feira, com os maiores volumes nos próximos 10 dias.

Mais Lidas