O empresário Elon Musk, dono da Starlink, anunciou, nesta quinta-feira (9/5), que vai doar 1.000 terminais de emergência para os socorristas que atuam na tragédia do Rio Grande do Sul e fornecerá acesso gratuito à internet pela empresa de banda larga via satélite.
A informação foi publicada pelas redes sociais do bilionário, que compartilhou um vídeo da megamodelo gaúcha Gisele Bündchen.
Na publicação, deputados mais ligados à ala da oposição ao governo federal agradeceram e comemoram o anúncio. Kim Kataguiri (União Brasil-SP) agradeceu à inciativa e Marcel Van Hatten (Novo-RS) afirmou que o Rio Grande do Sul precisa muito desses terminais.
No mês passado, o Ministério Público de Contas recomendou o cancelamento de contratos do governo federal com a Starlink. O subprocurador do MP, Lucas Rocha Furtado, afirmou que "não pode haver qualquer relação do governo brasileiro, em todas as suas instâncias, com a empresa do Sr. Elon Musk. O Brasil não pode viver de migalhas se quiser ser respeitado e providências urgentes devem ser adotadas a esse respeito".
Elon Musk tem se envolvido em uma série de polêmicas com a Justiça brasileira depois o empresário e o X (antigo twitter) foram incluídos pelo ministro Alexandre de Moraes na investigação que apura milícias digitais no país.
O Ministério das Comunicações emitiu nota afirmando que toda ajuda é bem-vinda para contribuir no combate aos efeitos das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e informou que não foi acionado pela empresa em relação a esta doação até o momento.
Saiba Mais
-
Política Lula anuncia liberação de R$ 51 bilhões para enfrentar crise do RS
-
Política PGR denuncia irmãos Brazão pela morte de Marielle Franco
-
Política Erika Hilton propõe criação de Política Nacional para Refugiados Climáticos
-
Política Morre Carlos Fernando Mathias, ex-ministro do STJ, aos 85 anos
-
Política Nas Entrelinhas: Solidariedade melhora avaliação de Lula no Sul
-
Política Para obras em encostas, governo destina R$ 1,7 bilhão