O aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, acaba de ser fechado pela ameaça do terminal ser invadido pelas águas da enchente que castiga a capital gaúcha. O fechamento do aeroporto durará por ao menos 24 horas. As três principais companhias aéreas nacionais, Latam, Gol e Azul, já cancelaram voos com destino ou origem na cidade, algumas até o próximo domingo.
A empresa Fraport Brasil, concessionária do terminal, informou, em nota, que devido ao elevado volume das chuvas nos últimos dias, as operações de pouso e decolagem foram suspensas no aeroporto de Porto Alegre por tempo indeterminado para garantir a segurança dos funcionários e passageiros.
Pesou na decisão de fechar o aeroporto a possibilidade de rompimento de um dique em um córrego perto ao terminal que, junto com o avanço das águas do Lago Guaíba, podem acabar alagando a pista e o pátio do terminal.
Antes da decisão da concessionária em suspender as operações, as próprias companhias aéreas estavam cancelando diversos voos para a cidade. As companhias aéreas informam que todas as alterações de passagens para, ou com destino a cidade, que tenham a data de viagem até o próximo domingo (5/5), podem ser remarcadas sem qualquer custo ou convertidas em créditos para utilização em viagens futuras.
Saiba Mais
-
Brasil O que se sabe sobre chuvas no Rio Grande do Sul
-
Brasil Quina, Lotofácil e mais: veja os resultados das loterias desta sexta
-
Brasil Os gaúchos que perderam tudo na chuva duas vezes em seis meses: 'Vou embora, não tenho mais o que fazer aqui'
-
Brasil Até quando vão as chuvas no Rio Grande do Sul? Veja previsão