A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta quinta-feira (2/5) um alerta de risco de inundação do Rio Caí, na região da Serra, onde está localizada a cidade turística Gramado. Há ainda chance de que uma barragem rompa. A orientação é de que os morados que estão nesta região, e próximos ao rio, deixem suas casas.
- Rio Grande do Sul tem 8 das 10 cidades com maior volume de chuva do mundo
- Sobe para 13 o número de mortos no RS; Lula vai ao estado
- Chuva forte deixa, pelo menos, 10 mortos e pode provocar a maior tragédia do RS
"A Defesa Civil do Estado alerta a população para a condição do Rio Caí, que recebeu expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no Estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação", inicia o texto.
É orientação expressa que os moradores de áreas próximas ao Rio nos municípios de São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Caí", diz a nota publicada pelo órgão.
- Vídeo: casa é arrastada pela força da enchente no Rio Grande do Sul
- Represa de Caxias do Sul tem risco de ruptura; prefeitura emite alerta
- Chuvas: Governo do Rio Grande do Sul estima prejuízo de R$ 100 milhões
O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), reiterou o recado em suas redes sociais. "O Rio Caí vai ultrapassar a cota de inundação nas próximas horas. Moradores de áreas próximas ao rio nos municípios listados na imagem DEVEM SAIR DE CASA e buscar abrigos públicos ou locais alternativos!", escreveu.
Risco de rompimento de barragem
A Barragem do Blang está localizada em São Francisco de Paula, região por onde passa o Rio Caí, que deve chegar à cheia histórica nas próximas horas. Nesta manhã, a Defesa Civil também emitiu alerta de que há risco de rompimento dela nas próximas horas, orientando também que moradores de localidades próximas saiam das suas residências.