Meio Ambiente

Satélites registram mancha de sedimentos das cheias do RS chegando ao oceano

Há uma semana, pesquisadores do Laboratório de Oceanografia Dinâmica e por satélites da Universidade Federal do Rio Grande (Lods/Furg) já haviam observado a movimentação do Rio Guaíba em direção a Lagoa dos Patos

Pesquisadores registram sedimentos provenientes das chuvas no Rio Grande do Sul chegando ao Oceano Atlântico -  (crédito: Divulgação/Lods/Furg)
Pesquisadores registram sedimentos provenientes das chuvas no Rio Grande do Sul chegando ao Oceano Atlântico - (crédito: Divulgação/Lods/Furg)

Imagens capturadas por um satélite no domingo (26/5) mostram que uma mancha dos sedimentos provenientes das enchentes no Rio Grande do Sul começaram a desaguar no Oceano Atlântico, por meio da ponta ao sul da Lagoa dos Patos.

O registro foi feito pelo Laboratório de Oceanografia Dinâmica e por satélites da Universidade Federal do Rio Grande (Lods/Furg). Há uma semana, os pesquisadores já haviam documentado os sedimentos se movimentando do Rio Guaíba em direção a Lagoa dos Patos.

A mancha teria chegado ao mar na última quinta (23/5), mas o excesso de nuvens no céu, naquela região, impediu que as imagens fossem feitas. Nas fotos divulgadas, é feita a comparação da área com o dia 25 de abril, pouco antes do começo das chuvas.

  • Pesquisadores registram sedimentos provenientes das chuvas no Rio Grande do Sul chegando ao Oceano Atlêntico
    Pesquisadores registram sedimentos provenientes das chuvas no Rio Grande do Sul chegando ao Oceano Atlêntico Divulgação/Lods/Furg

Os sedimentos nas imagens são compostos de partículas de terra, argila e areia na superfície da água que estão sendo carregadas pela correnteza. Além disso, os pesquisadores não descartam que água poderia estar levando esgoto e resíduos.

%MCEPASTEBIN%

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 27/05/2024 19:39 / atualizado em 27/05/2024 19:41
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação