Enchentes

FAB realiza maior evacuação aeromédica no RS com 5 pacientes em um único voo

A transferência de três bebês recém-nascidos e dois adultos de Rio Grande para Canoas envolveu mais de 50 profissionais

Os pacientes foram levados em segurança até a Base Aérea de Canoas, onde foram transportados de ambulância para unidades de saúde de referência da região
 -  (crédito: FAB/Divulgação)
Os pacientes foram levados em segurança até a Base Aérea de Canoas, onde foram transportados de ambulância para unidades de saúde de referência da região - (crédito: FAB/Divulgação)
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste domingo (19/5) a maior operação, no Rio Grande do Sul, de evacuação aeromédica (EVAM) para transferir vítimas em estado grave que estavam no hospital da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).
 
Três bebês recém-nascidos e dois adultos precisavam ser transferidos com urgência de Rio Grande para Canoas, porque as capacidades do hospital local tinham sido comprometidas devido às chuvas no estado. Os pacientes foram levados em segurança até a Base Aérea de Canoas, onde foram transportados de ambulância para unidades de saúde de referência da região.

"A cidade de Rio Grande está alagada e o hospital está muito comprometido. Então, a evacuação, principalmente das crianças, tinha que ser imediata. E devido à estrutura das estradas e à gravidade da saúde delas, a melhor opção era o transporte aéreo", explicou o médico da FAB, capitão médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres.

O comandante da aeronave que realizou a operação, capitão aviador Cleber de Souza Nichelli, comentou sobre os desafios para realização da missão. "Pousamos em Rio Grande com a meteorologia bem adversa. Era um desafio que já estávamos esperando, somado também com uma pista que está em obras. Tendo em vista o objetivo da missão, empregamos o máximo da nossa capacidade operacional em prol dessas vidas."

A FAB informou que os pacientes foram transportados com segurança até o destino e foram encaminhados para as unidades de saúde da região.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 20/05/2024 16:21
x