Após quase um mês de aulas paralisadas por causa das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou que 22 escolas da rede municipal de educação voltarão ao funcionamento nesta segunda-feira (22/5). Outras 16 unidades de educação voltam às suas funções nesta terça-feira (21/5).
Além da retomada das unidades públicas, mais de 100 escolas de educação infantil que são conveniadas com a prefeitura também restabelecerão seu funcionamento nesta segunda. “Cerca de 50% dos nossos alunos retornarão às aulas normalmente”, acrescenta o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. A relação de unidades escolares e os dias de volta às atividades podem ser consultadas aqui.
- Reconstrução de escolas é prioridade no RS, diz Eduardo Leite
- Bairros são completamente destruídos no Rio Grande do Sul; veja fotos
- Número de mortos no Rio Grande do Sul cresce para 157
A ordem da Secretaria Municipal de Educação determina a volta de todas as escolas que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que possuem energia elétrica e água. “A retomada das aulas é essencial para a aprendizagem dos estudantes e, da mesma forma, para a volta ao cotidiano da cidade”, afirma o secretário.
Escolas atingidas
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, 99 escolas públicas e 219 parceiras foram atingidas pelas enchentes. Destas, 14 públicas e 12 de rede conveniada ainda estão totalmente ou parcialmente alagadas. Os danos estruturais somam desde a infraestrutura da escola até danos como destelhamento parcial e infiltrações.
Servidores
No que diz respeito aos servidores das escolas, a Coordenação de Recursos Humanos do estado afirma que aqueles que tiverem sido atingidos pelas tempestades não precisam retornar de forma imediata.
O calendário escolar do RS foi flexibilizado pelo Ministério da Educação. A orientação, para este primeiro momento de retomada, é que sejam ofertadas atividades lúdicas, além de prover acolhimento e refeições para os alunos.
*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br